sábado, 6 de abril de 2013

SERÁ QUE DEUS SABE QUE EU EXISTO?

As pessoas parecem estar perdendo a sua fé em Deus.
O ser humano fez a sua história através de sua convivência com Deus e o próximo. Foi na descoberta dos valores espirituais e éticos que surgiram as normas para uma vida sadia e regrada entre os seres humanos. Hoje, no entanto, o ser humano parece caminhar em sentido oposto, desistindo dos valores da fé, inclusive aqueles que ele próprio criou para a sua segurança. Com isto instalou-se uma imensa crise de valores e nós conseqüentemente sofremos em meio a dúvidas, insegurança, medo, individualismo...
Mesmo que em nossas Igrejas tenhamos um trabalho voltado ao crescimento integral do ser humano, enfatizando em especial a espiritualidade. Ainda é grande o número de pessoas no mundo que parece estar perdendo a sua fé em Deus depois de já ter perdido a confiança no próximo.
O que vemos hoje na mídia: lares desfeitos, filhos drogados, crise de relacionamentos, angústias, sofrimentos, indagações. Em meio a tudo isto brota a pergunta: Será que Deus sabe que eu existo? O que a Bíblia pode nos ensinar sobre isso?
1)  em tempos Bíblicos houve situações em que pessoas tiveram dúvidas e angústias.
Leia Jó 3.11-16 + 24-26.
2) O que as pessoas fizeram em sua situação de angústia? Leia Amós 5.6-7; Salmo 4 e 5; Salmo 22.1-4.
3) O que Jesus ensina sobre isto? Leia Mateus 11.28-30
4) O que acontece quando as pessoas buscam a Deus em suas dúvidas e angústias? Veja Salmo 103.
5) Por que acontece esta mudança? Verifique em João 6.37
6) O que Deus espera daqueles a quem acolheu? Leia João 15.16;
Ouvindo e lendo os textos, observemos os passos que precisamos dar para sair da crise e os resultados do exercício da fé. Resolver o problema não depende do nível do nosso conhecimento. Depende, isso sim, da nossa fé em Deus.
Leia, 1 Coríntios 2.1-16 o testemunho de Paulo. É importante lembrar a grande descoberta de nosso Reformador e pastor Martim Lutero: “O justo viverá por fé.” Romanos 1.17.
Podemos dizer: Que Deus não só sabe que existimos, como também se importa conosco.
Quando temos confiança em Deus eliminamos todas as dúvidas e os sentimentos de abandono diante do Criador. A relação com Deus é dinâmica. Ela envolve o ser humano no seu todo, de maneira integral: a sua ação, o seu pensar e o seu sentimento.
Quando alguém se relaciona desta maneira com Deus, podemos dizer que ele tem uma forte fé. Nesta dinâmica existe: a busca, o chamado e o envio de Deus, conforme vimos nos textos bíblicos.
A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que buscaram a Jesus:
- Mateus 8.1-13 – quando Jesus cura o empregado do oficial romano.
- Mateus 19.13-16 – quando Jesus abençoa as crianças.
- Lucas 19.1-10 – quando Jesus se hospeda na casa de Zaqueu, considerado pecador.
“A fé é como um salto no escuro para os braços de Deus: quem não salta não é abraçado.” Arrisque este salto em sua vida de fé. Deus certamente também tem lugar para você, aqui e agora, neste mundo que Ele ama e para o qual enviou o seu filho, Jesus Cristo. Amém.

Oração: Obrigado Senhor, por Tu seres este Deus presente em nossas vidas. Ajuda-nos sempre a buscar o consolo e força que precisamos para enfrentar as dificuldades que a vida nos apresenta. Por Jesus cristo, nosso Senhor e único Salvador. Amém
Com carinho, Pastor Leandro Eicholz - IELI